A Marina do Funchal esteve presente em Gran Canária no lançamento do projeto TWINNEDbySTARS, uma iniciativa que procura transformar as Regiões Ultraperiféricas Europeias (RUP’s) em destinos de Ecoturismo Marítimo reconhecidos internacionalmente. Este projeto está desenhado para tirar partido dos benefícios do turismo na conservação da biodiversidade marinha e na mitigação das alterações climáticas.
A reunião de arranque deste projeto decorreu na quarta-feira, 25 de outubro, no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria. Subsequentemente, na Quinta-feira, 26 de outubro, foi organizada uma apresentação oficial pública, aberta aos interessados e aos decisores políticos, nas instalações da Federação de Vela Latina Canária em Las Palmas de Gran Canaria.
O projeto TWINNEDbySTARS é liderado pelo Instituto TIDES da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria. O consórcio é composto por 9 parceiros estratégicos de quatro Regiões Ultraperiféricas da UE (Açores, Ilhas Canárias, Martinica e Madeira), entre os quais a Marina do Funchal, e uma organização multinacional que representa a indústria náutica recreio na Europa.
O projeto baseia-se no sucesso de projetos anteriores e nas redes de cooperação inter-regionais promovidas na região da Macaronésia. A partir da experiência adquirida e da promoção do envolvimento das comunidades locais o TWINNEDbySTARS desenvolverá iniciativas transformadoras de produtos de ecoturismo marinho e costeiro. A educação ambiental marinha a bordo, a navegação, o avistamento responsável são exemplos de boas práticas que serão considerados na conceção dos produtos inovadores de ecoturismo neste projeto.
Numa segunda fase do projeto, será também cuidadosamente concebido um programa de reforço de capacidades, aumentando a sensibilização e fornecendo às empresas de turismo e outras interessadas instrumentos para acelerar a transição digital e ecológica e identificando oportunidades de abertura e inovação com intervenientes de outras regiões ultraperiféricas europeias.
Além disso, o consórcio analisará os produtos de turismo costeiro e marítimo disponíveis e possíveis locais de desenvolvimento nas quatro regiões do projeto. Estes dados serão processados para projetar e implementar workshops de cocriação de produtos turísticos a testar com clientes reais.
Globalmente, o projeto aumentará a competitividade do sector do turismo marítimo nas regiões ultraperiféricas, contribuindo simultaneamente para proteger a biodiversidade marinha, preservando o património, desenvolvendo o astro turismo marinho, recordando os navegadores antigos, como um destino sustentável destes territórios remotos, através do reforço de parcerias já em funcionamento, reforço das capacidades e cocriação de produtos turísticos.
Para implementar as suas atividades, o TWINNEDbySTARS tem o apoio do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).
Para mais informações e atualizações, pode seguir o TWINNEDbySTARS nas suas plataformas de redes sociais:
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/twinned-by-stars/
X/Twitter: https://twitter.com/TwinnedbyStars
Facebook: https://www.facebook.com/twinnedbystars
Instagram: https://www.instagram.com/twinnedbystars