A Marina do Funchal, em colaboração com a ARDITI/Observatório Oceânico da Madeira, hospeda atualmente um inovador veículo autónomo de superfície chamado DRIX.
O DRIX é um veículo autónomo de superfície, com capacidade de recolha de informação hidrográfica e oceanográfica, contando para isso com uma sonda multifeixe, um ADCP, um guincho com CTD (no qual estão instalados diversos sensores de monitorização da qualidade da água) e um sistema de localização e comunicação acústica (GAPS). Este veículo conta também com um sistema de navegação inercial de elevada precisão (Phins), uma estação meteorológica à superfície, comunicações 4G e satélite para garantir uma conexão constante com o centro de comando em terra.
Estes equipamentos fazem com que o DRIX seja uma excelente plataforma de recolha de dados, reduzindo os custos e tempos de operação que por norma estão associados ao mapeamento dos fundos marinhos e medição de parâmetros da coluna de água. O DRIX conta ainda com uma autonomia de cerca de 8 dias de operação contínua, podendo ser reabastecido no mar.
Centros de investigação de renome mundial como a NOAA ou o British Antarctic Survey também já adquiriram vários DRIX para automatizar a sua investigação, sendo que o Drix número 20, adquirido pela ARDITI/OOM é o primeiro em Portugal.