Nos dias 27 e 28 de novembro, a Associação MarinaFunchal juntamente com o consórcio TWINNEDbySTARS reuniu-se na ilha do Faial, Açores, no Observatório Marinho dos Açores (OMA) para realizar a sua reunião de projeto e o último workshop de cocriação, dedicado a fomentar a colaboração no turismo marítimo e costeiro, entre as regiões ultraperiféricas europeias.
O evento contou com a participação especial de Agnieszka Kempny, Gestora de Projetos da CINEA — Agência de Execução Europeia para o Clima, as Infraestruturas e o Ambiente, que apresentou a sua visão estratégica e fez uma apresentação sobre os objetivos da Comissão Europeia em projetos de cooperação internacional.
Primeiro dia: progresso do projeto e planeamento estratégico
O dia começou com a chegada dos participantes e as palavras de boas-vindas do anfitrião, Rui Martins, Diretor da Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM Açores). Ao longo do dia, foi apresentado o progresso dos diferentes pacotes de trabalho do projeto. Foram também discutidos aspetos da gestão e coordenação do projeto e das estratégias de comunicação e divulgação.
A reunião terminou com uma sessão de acompanhamento em que os parceiros avaliaram os desafios superados, partilharam as lições aprendidas e definiram as próximas etapas estratégicas.
Segundo dia: workshop de cocriação
No dia 28 de novembro, teve lugar o quarto workshop de cocriação do projeto. Esta reunião presencial reuniu especialistas e empresas locais para trabalhar em conjunto com empresas convidadas de outras regiões e os parceiros do projeto.
O dia começou com as boas-vindas da DRPM-Açores e uma apresentação geral do projeto por Matías M. González Hernández (ULPGC-TIDES), seguido por Xavier Martínez Sirvent (Oceano Náutico), que explicou os objetivos e resultados esperados da sessão.
Durante a manhã, algumas empresas partilharam as suas inovações e boas práticas. Foram oradores Gilles Marsal, CEO da Canopee Bleue, Ana Rodrigues (ADFMA), Gisela Dionísio (Naturalista) e Misael Morales Vargas (Biosean).
A tarde foi dedicada à apresentação dos três novos produtos regionais que estão a ser desenhados em conjunto pelas empresas, com as ideias a emergirem dos workshops anteriores.
Os participantes foram então imersos numa sessão de brainstorming liderada por Gerard Martínez (Oceano Náutico), onde surgiram ideias de negócio alternativas. Esta etapa levou à organização de mesas temáticas onde empresas de diferentes regiões discutiram a viabilidade, custos, preços, potencial de mercado e valores ambientais e sociais das propostas de produtos usando uma ferramenta de tela de três camadas. Em seguida, cada grupo apresentou suas conclusões, acordos e responsabilidades conjuntas.
O dia prosseguiu com uma sessão sobre normalização empresarial e certificações apresentada por Mónica Quesada (CMC). Seguiu-se a apresentação do inquérito de autoavaliação sobre circularidade e maturidade digital desenhado pela ULPGC, liderado por Matías M. González Hernández (ULPGC-TIDES), que permitiu às empresas avaliar a sua situação atual e propor melhorias. A última atividade foi dedicada à conceção colaborativa de cursos de formação, uma tarefa fundamental para os próximos passos do projeto.
O dia encerrou com um programa social e um cocktail, proporcionando um espaço de networking informal para os participantes.
Próximos passos
Com este quarto workshop, o TWINNEDbySTARS desbloqueia os próximos passos, focados na promoção dos programas de formação e no desenvolvimento dos produtos conjuntos que melhor destacam os valores das costas atlânticas e das suas empresas.
A equipa do projeto agradece a participação de todos os parceiros e empresas envolvidas, celebrando as conquistas e aguardando com expectativa as próximas fases.